cep e outras histórias

CEP 20.000 E A VIDA À MARGEM DO RIO

João Cabral : “a poesia para muita gente é a explosão de um estado lírico pelo qual todo homem passa e que quando a pessoa é jovem, sente a vontade de extravasar” (3:01).

Michel Melamed: “O CEP pra mim, foi como uma escola mesmo, uma universidade. eu aprendi tudo no CEP. eu aprendi a apresentar um texto, a falar um texto, a fazer uma luz, a produzir um espetáculo, a editar uma revista” (7:22).

**********************************************************************************

No projeto inicial, o Centro de Experimentação Poética – CEP 20.000 – contaria com 3 oficinas: música (noção de tempo), teatro (noção de espaço) e poesia (noção de poesia) de modo a dar mais consistência na apresentação ao vivo das performances. A cada mês haveria uma apresentação dos alunos no Espaço Cultural Sérgio Porto com a participação de artistas convidados. As oficinas seriam na Faculdade da Cidade. Não vingou. Ao que se sabe, o contato na Faculdade saiu naquele período para seguir carreira política. Não sei o nome dessa pessoa. De todo modo, mesmo só com as apresentações mensais, como diz o michel, ensinou a muitos uma série de saberes e fazeres.

*************************************************************************************

O Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UniverCidade) foi uma instituição de ensino superior. Sediado na cidade do Rio de Janeiro, foi um centro universitário fundado em 1969 e mantido pela Associação Educacional São Paulo Apóstolo, entidade filantrópica controlada por Ronald Levinsohn. Dispunha de cursos de graduação nas áreas de humanas, exatas e biológicas, e programas de pós-graduação lato sensu. Foi a terceira maior universidade privada do Rio de Janeiro e contava com 35 mil alunos.

Segundo Alberto Dines, o Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UniverCidade) foi usado para lavagem de dinheiro, encobrindo a origem ilícita da fortuna do empresário Ronald Levinsohn, ex-controlador da UniverCidade.

Em 13 de janeiro de 2014, devido aos problemas financeiros e à crise de gestão, o Ministério da Educação (Brasil) (MEC) decidiu descredenciar a UniverCidade. (http://pt.wikipedia.org/wiki).

***********************************************************************************

O CEP, mesmo sem apoio financeiro da Prefeitura desde 2014, segue seu caminho, bambu bravo, até hoje, às últimas quintas feiras de cada mês.
Em que escola você matricularia seu filho ?

PS: Um poeta não se faz com versos (Torquato Neto). Ser poeta aos 18, 19 anos é fácil. Continuar poeta aos 64, é uma alegria para poucos.

saudações siderais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: